O cabresto ético, também chamado de cabresto americano, é um cabresto com nós feito de corda. É uma ferramenta que permite trabalhar o cavalo no solo ou montado. Os nós são colocados em locais diferentes, que representam pontos de pressão na cabeça do seu cavalo.
Graças a estes pontos de pressão, o seu cavalo obedecerá aos seus pedidos para escapar destes efeitos de pressão na cabeça.
Fáceis de fazer, esses cabrestos considerados éticos podem ser adquiridos comercialmente ou de designers independentes, ou feitos por você mesmo.
São acompanhados de um cabo de aproximadamente 4 m.
Quais são os materiais necessários para fazer seu cabresto ético?
Antes de começar a fazer seu cabresto ético, você precisa fazer alguns materiais. Em primeiro lugar, tire as medidas da cabeça do seu cavalo, ou tome como modelo um cabresto clássico já adaptado à sua morfologia. Para facilitar a confecção do seu cabresto ético, use um suporte que permita colocar o cabresto como se o estivesse passando na cabeça do cavalo. Isso o ajudará a encontrar o caminho e a dar os nós nos lugares certos.
O equipamento necessário:
– A corda de sua preferência, sabendo que são necessários aproximadamente 7 metros de corda para esse tipo de cabresto do tamanho de um cavalo. A corda escolhida deve ser relativamente flexível e ter diâmetro aproximado de 6 mm.
Se quiser decorar o focinho do seu cabresto, você também pode colocar cordas de cores diferentes. Você pode encontrar esse tipo de corda em uma loja especializadas ou de esportes na seção de caminhadas.
– Um metro, para espaçar os nós na distância correta.
As etapas para fazer seu cabresto ético
Para um tamanho padrão de cabresto de cavalo, comece colocando a corda plana e meça 140 cm de uma extremidade. Dê o primeiro nó simples, sem apertar completamente o laço, e depois dobre a corda na segunda etapa. Portanto, passará novamente pelos nós, daí a necessidade de manter uma pequena margem. Após esse primeiro nó, meça 20 cm e faça um segundo nó. Em seguida, meça 14 cm e dê o terceiro nó. Este nó servirá como um anel para pendurar a guia do seu cabresto. Deve portanto fazer um laço grande (cerca de 15-20 cm), que irá fechar, sempre sem apertar muito. Após esta laçada, meça 23 cm e dê um novo nó simples. E por último o último nó, que será amarrado a 24 cm do 3º nó. Em seguida, você criará a focinheira, passando a corda de volta pelo nó de fixação, alinhando todo o nó com a corda. A distância entre o seu 4º nó e o nó de fixação deve, portanto, ser de 23 cm.
Aperte bem este laço deslizando o nó. Em seguida, dobre a corda até o segundo nó, no qual você também dobrará a corda inicial. Aperte o nó ao deslizá-lo e, em seguida, faça um laço como fez para o anel de fixação.
Verifique se este laço está no mesmo nível do seu primeiro nó para que tudo fique simétrico. Depois meça 20 cm e dobre o 4º nó, depois volte para o 3º, ainda dobrando a corda. Com a corda restante, basta dobrar o primeiro nó. A distância entre estes 2 últimos nós deve ser igual ao valor oposto do cabresto. Para se orientar com clareza durante a progressão do cabresto, não hesite em contar com um cabresto “clássico” para respeitar as distâncias e manter tudo simétrico. Corte a corda restante de modo que fique do mesmo comprimento que a outra extremidade da corda.
As medidas mencionadas são “padrão”. No entanto, para adaptar a configuração do seu cabresto ético ao seu cavalo, essas medidas podem precisar ser recalculadas. Há também tutoriais de ajuda online, existem muitos vídeos sobre o assunto. Recorde-se que esse cabresto é um cabresto funcional, utilize-o apenas para treinamento com o seu cavalo, mas não é aconselhável amarrar o cavalo com ele. A corda sendo um material muito forte, não quebrará se o seu cavalo puxar, ao contrário dos anéis de metal ou mosquetões. Isto pode, portanto, causar danos permanentes ou mesmo fatais ao seu cavalo.